sábado, 10 de junho de 2017

UNDER YOUR SPELL: O melhor em anos

NOVO DISCO DO THE BIRTHDAY MASSACRE FAZ UMA VIAGEM DE INTROSPECÇÃO E URGÊNCIA AO UNIVERSO DO AMOR. O RESULTADO É UM DISCO IMPECÁVEL!


Que o The Birthday Massacre é uma das poucas bandas da cena/subcultura gótica que lança materiais de alta qualidade com uma ótima regularidade, isso não é novidade. Cada álbum que lançam, alcançam um patamar maior de maturidade artística, com materiais realmente excelentes. Apesar desses feitos estarem presentes e com ainda mais força em "Under Your Spell", novo disco, previsto para junho de 2017, este é um álbum bastante distinto dos outros. 

Primeiro disco lançado, em 2002, é um dos
mais lembrados por fãs e críticos
Podemos observar, ao ouvir a discografia da banda, que Nothing & Nowhere, Violet e Walking With Strangers complementam-se entre si de uma forma muito nostálgica e eficiente. Ambos os três dão ênfases a medos infantis, insinuando que a infância pode ser macabra se interpretada de outro ângulo. O Pins and Needles é um álbum que, costumo chamar de "isolado". Tanto em som, quanto em letras. Eu interpreto este disco como um ótimo divisor de águas. Ele toca em temas vistos nos três anteriores, mas já possui uma certa maturidade nas letras, que se fará presente em todos os outros discos lançados posteriormente. 


Este disco frustrou muita gente que esperava o peso de
Pind and Needles, ao entregar um material
synth de primeira qualidade!
Hide and Seek veio para estabelecer a real e única direção da banda: o synth-rock, que antes era mais um elemento presente, agora passaria a ser o foco, a ênfase do núcleo da banda. Aqui, pode-se ver uma banda muito amadurecida quando comparada ao álbum Violet, por exemplo, mas a essência ainda é a mesma: encantar e aterrorizar. Superstition veio para confirmar ainda mais isso, ainda que aquele tenha sido o álbum mais maduro da banda até aquele momento, ele resgata temas da época do Walking With Strangers.

Under Your Spell chega como o disco diferente de tudo que já tínhamos ouvido da banda. É um disco que fala sobre amor, mas não de um jeito alegre. Fala de amor com urgência, com uma dose altíssima de introspecção, com músicas cujas mensagens variam entre tristes e diretas (como é o caso da música que dá título ao álbum). Ora, amor não é o que mais precisamos e com muita urgência, no mundo caótico que nos encontramos? Donald Trump eleito presidente dos EUA e dando força para partidos conservadores chegar a presidência de seus países; Le Penn, da extrema-direita francesa indo para o segundo turno nas eleições presidenciais, cujo lema político de campanha foi "Uma França para os franceses"; Centenas de mortos na eterna guerra síria, uma guerra que leva a vida de pessoas que não tiveram nada a ver com o conflito político/religioso de seus líderes? É, você consegue pensar em tudo isso ao ouvir Under Your Spell. Este disco não traz espaço para músicas alegres e descontraídas, ele é sério, é reflexivo e é o melhor material que o The Birthday Massacre lança desde Walking With Strangers. É também o disco com o maior caráter gótico de todo o material da banda. Destaque para as faixas "Without You", "No Tomorrow", "The Lowest Low" e a faixa título, "Under Your Spell". 
Nota 9,9. 

Maiores informações sobre a banda: www.thebirthdaymassacre.com

Um comentário:

  1. Excelente crítica!Tú conseguiu captar perfeitamente, a essência do álbum. Esse é um disco, não só para ser ouvido...mas para ser lido, também! Com os olhos da alma.

    ResponderExcluir