A Subcultura Gótica está presente em quase todo tipo de arte que podermos imaginar. Desde a música, que inicialmente é o que nos une, até telas e pinturas sofisticadas.
O cinema, é claro, não poderia ficar de fora. Com isso, elaboramos dez personagens góticos, lendários por sua estética e personalidade únicas. Acompanhe conosco a tarefa difícil de seleciona-los.
10- CONDE DRÁCULA- Gary Oldman em "Drácula de Bram Stocker", 1992.
O personagem lendário já na literatura e nas telonas, traz um Victorian-Goth chic e tradicional à moda da sombria Inglaterra Vitoriana. Cartolas, luvas, coletes, beleza e uma sede pelo sangue das mulheres, faz desse um dos personagens mais sedutores do cinema.
O personagem pode ser definido como Victorian Goth.
9- MIRIAM BLAYLOCK E JOHN - Catherine Deneuve e David Bowie em "The Hunter", 1983.
Bastaria a cena de abertura em que vemos intercaladas cenas de uma apresentação da banda Bauhaus (tocando o seu "hino Gótico" Bela Lugosi is Dead) com algumas das melhores cenas de Vampirismo já filmadas, para este filme se tornar um clássico da cena Gótica. Mas, além disso, os vampiros desta história são representados por David Bowie e Catherine Deneuve, e são vampiros que apresentam alguns questionamentos existenciais sobre a vida eterna e a morte. Também pela primeira vez no cinema vemos o símbolo Ankh ser diretamente associado com Vampiros e Egiptologia, ao som de uma banda Gótica apresentando uma música que é uma piada sobre outro ator que representou um vampiro décadas antes: Bela Lugosi.
Os personagens são diretamente os Darkwavers da década de 1980.
8- CATWOMAN- Michelle Pfeiffer em "Batman- O Retorno", 1992.
Que o universo do personagem Batman da DC Comics é sombrio, todo mundo sabe. Mas, nesse filme em especial, dirigido também por Tim Burton, vemos o universo do homem-morcego mais sombrio do que nunca. Uma prova disso é a felina Mulher-Gato, que vem mais glamurosa do que nunca nessa versão. Coberta de latex, saltos finos e fatais e batom marcante, a felina poderia ser encaixada num tipo de Gothic Fetiche, sendo sensual e má ao máximo.
7- RAINHA BRANCA- Anne Hatthaway em "Alice no País das Maravilhas", 2010.
Os contos-de-fadas também possuem personagens com estética goth. Uma prova disso, é a Rainha Branca, da adaptação de Alice no País das Maravilhas. Vestido branco em formato vitoriano, maquiagem escura e cabelos ondulados, a rainha é o que podemos chamar de Ethereal dentro do Goth.
6- JACK SKELLINGYON- (?), em "O Estranho Mundo de Jack", 1993.
Animações costumam captar o universo gótico com mais perfeição que outras técnicas de filmagens. O Estranho Mundo de Jack é considerado um dos clássicos góticos, por possuir ótimo enredo e por transmitir com perfeição o "espírito da coisa", por falta de uma palavra melhor, risos. Jack é um esqueleto, e como tal usa roupas peculiares. Terno preto de risca branca, com calças da mesma cor, sapatos preto e branco e gravata de morcego compõem seu visual estético. A personalidade é vista como "bonzinho", mas não se deixe enganar. Jack é considerado como o "Rei do Horror" na Cidade do Halloween, aprontando as mais diversas travessuras no dia 31 de outubro. Esses marcos representam a tendência Perky-Goth no gótico. O filme está repleto de mais personagens que possuem essa característica, e é um ótimo representante do gênero citado.
5- ELVIRA- Cassandra Petterson em "Elvira: A Rainha das Trevas", 1990.
Elvira é uma ótima representante de góticos old-school, os Post-Punk. Com seus cabelos desgrenhados e sensual vestido preto, a musa dá um show de interpretação arrancando risos e conquistando à todos.
4- EDWARD- Johnny Depp, em "Edward- Mãos de Tesoura", 1990.
Johnny Depp, famoso por suas 'excêntricas' atuações, ocupa o quarto lugar na lista com seu épico personagem Edward. Exalando inocência, o personagem é um dos mais cativantes do cenário, conquistando fãs no mundo todo. Um cabelo à lá Robert Smith e roupas pretas e cheias de fivelas, Edward está dividido entre um visual Post-Punk e Darkwaver, que ficaram mais populares nos anos 1990. A estética do personagem é uma mistura de The Cure com London After Midnight.
3- LESTAT e LOUIS- Tom Cruise e Brad Pitt em "Entrevista com o Vampiro", 1994.
Baseado no livro "Interview with the Vampire" de Anne Rice publicado em 1976, o filme traz os dramas existenciais do vampiro Louis (Brad Pitt) em choque com cinismo do vampiro Lestat (Tom Cruise), além dos clássicos vampiros Armand (Antonio Banderas) na direção do "Theatre des Vampires" e a doce Claudia, a menina vampira.O destaque do filme é o mesmo do livro: trazer vampiros que não são apenas caricaturas de terror, mas indivíduos que se debatem com questões morais e existenciais.
O visual em questão pode ser definido como Victorian-Goth/ Medieval.
2- TIA MARY- Meryl Streep, em "Desventuras em Série", 2004.
Baseado na obra literária de treze volumes, Desventuras em Série é uma aventura que está repleta de elementos Steampunk. Atmosfera carregada e densa, em época vitoriana com elementos futuristas para o período em questão, o filme traz Tia Mary, com seus longos vestidos e óculos, cobertas de relógios estranhos e penas pra onde quer que vá. Um personagem doce, porém bem louco com uma melancolia engraçada e romântica.
1- CONDE DRÁCULA- Bela Lugosi em "Drácula", 1931.
Imperdível por vários motivos, tanto pela atuação do ator Bela Lugosi, considerado um canastrão para muitos, mas que se estabeleceu como sinônimo de vampiro no cinema por muito tempo como por ter sido dirigido pelo "melhor pior cineasta da historia", Tod Browning. A história é a que todos conhecemos … Destaque para os rudimentares efeitos de luz nos olhos de Drácula para aumentar a aparência sobrenatural.
O visual do canastrão é referência para todos os subgêneros da cena, do Post-Punk, passando pelo Deathrock Gothic e até tendências mais recentes, como Cyber-Goth e Perky-Goth.
Poderíamos citar mais uma lista infinita de personagens, mas não vamos privar o leitor de ele mesmo ir descobrindo com o passar do tempo os inúmeros personagens góticos que existem em livros e filmes.
Carpe Noctem ;-)
bom
ResponderExcluir