Muito se fala sobre política nos últimos anos.
No Brasil, particularmente após a vitória de um candidato ultraconservador, trajando um disfarce de liberal, a política nunca foi tão importante.
No mundo todo, assistimos o discurso extremista da direita ganhando força. Força essa que anda encontrando eco até mesmo em cenas alternativas, como a gótica, onde por princípios, esse tipo de coisa deveria, sequer, ser cogitada.
Pensando nisso, trazemos para vocês um breve artigo sobre a LONDON AFTER MIDNIGHT, uma das mais tradicionais bandas de gothic rock, e sua política de esquerda, como uma luz no fim do túnel para todos nós.
O QUE É ESQUERDA?
Antes de falarmos sobre a banda, cabe a nós tentar definir, resumidamente, o que seria o termo "esquerda" no espectro político.
-> DIREITA e ESQUERDA são termos que foram criados durante a Revolução Francesa (1789-1799), e referiam-se ao lugar onde os políticos se sentavam no parlamento francês; Os que se sentavam à direita da cadeira do presidente da corte eram amplamente favoráveis ao rei e ao sistema monárquico.
-> Com o passar do tempo, "esquerda" começou a ser um termo bastante aplicado à uma série de movimentos sociais, dentre os quais "republicanismo", "socialismo", "comunismo" e "anarquismo".
-> Atualmente, o termo "esquerda" tem sido usado para descrever uma vasta gama de movimentos, desde os direitos civis até os movimentos antiguerra e ambientalistas.
-> Resumidamente, no espectro político a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Envolve uma preocupação com os cidadãos que estão em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser abolidas.
-> É importante citar que a esquerda como conhecemos hoje, tomou forma à partir do século 19, principalmente após o "Manifesto do Partido Comunista", de Karl Marx e Friedritch Engels. Este manifesto afirmava que todas as sociedades humanas existentes, até então, era a história da luta de classes. Segundo o manifesto, uma revolução proletária acabaria por derrubar a burguesia, e através da abolição da propriedade privada, criaria uma sociedade sem classe, sem estado e pós-monetária.
-> Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o que ficou conhecido como a Segunda Internacional, a esquerda se dividiu entre os que apoiavam ou se opuseram à guerra. O movimento socialista, então, se dividiu entre os sociais-democratas e os comunistas.
-> Dentro da esquerda existem algumas vertentes, variando de centro-esquerda à extrema esquerda.
*CENTRO-ESQUERDA: É posicionada à politica tradicional.
* EXTREMA ESQUERDA: Posicionamento radical, como grupos ligados ao trotskismo e comunismo.
* NA CENTRO-ESQUERDA ESTAO: social-democratas, progressistas, ambientalistas, etc. Além disso, na centro esquerda são aceitos recursos no mercado, economia mista, setor público significativo e setor privado próspero (semelhante ao período do governo Lula, do PT, aqui no Brasil).
E agora, vamos ao que nos interessa.
Existe uma lenda muito mal contada que, no gótico, você pode ser conservador de direita e que "não faz mal, não dá em nada". Existem dois vídeos no meu canal (www.youtube.com/user/MrJohnGoth1408) onde explico muito claramente os motivos pelos quais você não consegue ser gótico e conservador ao mesmo tempo.
Dentro do cenário gótico, existem bandas que falam abertamente sobre seus ideais políticos. Algumas ligadas à esquerda, além da citada no artigo, são Killing Joke e Siouxsie and the Banshees.
LONDON AFTER MIDNIGHT
O vocalista, Sean Brennan, desde sempre foi um ativista político.Sua banda foi a primeira à tocar no lendário clube Helter Skelter, e desde sempre, Sean veio para quebrar paradigmas, mesmo dentro da subcultura Gótica.
No final dos anos 1990, em uma pequena entrevista com Gavin Baddley (Goth Chic), Sean disse que estava cansado das bandas da cena de Los Angeles, que haviam estacionado na velha fórmula "Sisters of Mercy" de se fazer música, além de abominar a estética hard rock que havia tomado conta da cidade
Então, surgiu a London After Midnight, cujo nome é uma referência ao filme homônimo dos anos 1920, que nunca foi lançado.
Em 2007, a banda lança o disco "Violent Acts to Beauty", cuja capa faz uma alusão à diversos movimentos sociais. Letras de cunho totalmente político (destaque para "Feeling Fascist?"), Sean é um ferrenho opositor do governo norte-americano, principalmente o de Donald Trump, do capitalismo (em seus quase 30 anos de história, a banda sempre lançou seus materiais de forma independente, sem nunca ter sido relacionados à qualquer gravadora, por menor que ela fosse), é ativista pelo direito dos animais e um grande apoiador da causa LGBT.
A imagem central da banda é notoriamente andrógina, sendo o próprio Sean comparado e às vezes confundido com uma mulher. Uma vez, questionado se havia algum integrante gay na banda, Sean disse: "Não há nenhum gay na formação da London After Midnight, mas damos nosso total apoio à todos nossos fãs gays e a comunidade LGBT no geral, para que conquiste seus direitos de cidadãos, como sempre deveria ter sido."
Para combinar com a mensagem deixada em Violent Acts to Beauty, Sean abandonou os cabelos louros e os tingiu de preto e vermelho, uma clara alusão ao socialismo que defende. A definição da banda, em diversos portais na internet, é "uma banda gótica socialista".
GÓTICOS PRECISAM SER DE ESQUERDA?
A resposta é: não. Você não precisa ser de esquerda, ou socialista nem mesmo comunista para ser gótico. Mas você também precisa levar em consideração o histórico da subcultura e sua rejeição à aceitação de instituições desde os primórdios. Uma das bandas modelos da cena, o The Sisters of Mercy, deixa isso bem claro na letra de "Black Planet". Outra banda modelo, Siouxsie and the Banshees, também expressa essa rejeição e insatisfação com o mundo e sua ordem capitalista na letra da música "Happy House".
Quando dizem que a Subcultura Gótica é apolítica, isso não quer dizer que aceitamos todo e qualquer tipo de comportamento.
É tudo muito claro. Basta você ter noção.