quinta-feira, 7 de junho de 2018

Dez Músicas Góticas Perturbadoras


Quando se fala em música gótica, muitas pessoas se lembram de vampiros, sangue, cemitérios, morcegos... E de fato, muito deste tipo de imaginário permeia as nossas estantes musicais. Contudo nem apenas de sangue se alimenta nossos ouvidos, e você pode acabar descobrindo que existem músicas tão perturbadoras que muitas vezes é melhor evita-las; ou então, que alguma música que você já conhece e não reparou direito pode ter mais a dizer e mostrar do que imagina.
Pensando nisto, listamos aqui dez músicas góticas com uma ambiguidade tão perturbadora que vai fazer você ficar pensando duas vezes antes de ouvi-las de novo. Preparados?

10- DAVID BOWIE- "Quicksand"
A carreira do eterno camaleão do rock é pontuada de coisas estranhas. Muitas foram as ocasiões em que David Bowie parecia lutar contra o fascínio e o medo pelo sobrenatural. Em determinada ocasião, jurou ter visto o rosto de Satanás numa piscina de água quente. Outra vez, jurou que haviam duas bruxas fantasiadas de fãs que tencionavam mata-lo num ritual. Bowie afirmou mais de uma vez que tinha certeza de ter atravessado portais para outras dimensões e de ter visto coisas que nunca deveria ter visto. Por muito tempo esteve envolvido com o oculto, e podemos ver isso mais claramente na letra da música "Quicksand". Do disco "Hunky Dory", de 1971, a letra da música é uma verdadeira ode a Aleister Crowley e a Aurora Dourada, a segunda sociedade ocultista mais importante do século passado. Bowie diz "Estou mais perto da Aurora Dourada, Imerso no uniforme de Crowley, De imagens retratando o reinado sagrado de Himmler (...)." Himmler foi um dos principais líderes do Partido Nazista.

9- DIVA DESTRUCTION- "Cruelty Games"
A famigerada banda norte-americana de gothic rock traz um repertório variado em sua pequena e breve discografia. "Cruelty Games", de seu disco de estréia, "Passion's Price" é, segundo a vocalista Debra Fogarty, uma música sobre um ciclo de relacionamentos abusivos e o quanto as pessoas podem ser cruéis  umas com as outras. "Em nossos jogos cruéis, nossos sonhos cruéis, nossas cenas cruéis, nossa crueldade, crueldade!" A vocalista conta ainda que escreveu essa música após perder uma amiga muito próxima que não conseguiu dar um fim a esse tipo de relacionamento. 

8- X-MAL DEUTSCHLAND- "Incubus Succubus II"
Lançada em 1982 pela icônica banda de post-punk alemã, essa música basicamente retrata os polos inversos das coisas que se sobrepõem na vida, como vida e morte, sol e lua, frio e calor, corpo e alma. Contudo, a música é executada de uma forma muito estranha. Os vocais de Anja parecem evocar os demônios que emprestam seu nome a música, e há relatos de pessoas que declararam ter visto coisas no palco durante a apresentação dessa música. Incubus Succubus são duas entidades demoníacas predatórias ligados ao pecado da luxúria. 

7- THE BIRTHDAY MASSACRE- "Violet"
Conhecidos por suas melodias synth em paralelo com algum peso de guitarras e a voz suave da vocalista Chibi, a The Birthday Massacre tem uma bela carreira no meio alternativo, além de uma boa reputação na cena gótica e Darkwave, por ter discos consistentes e cada vez mais maduros. As interpretações sobre os conceitos dos discos costumam variar. A música "Violet" foi lançada no disco de mesmo nome no ano de 2004, e mostra muito mais do que se vê num primeiro olhar. Versos da música sugerem pedofilia e o extremo e constante sofrimento da criança, que sente-se dentro de uma prisão violeta, machucada por quem deveria ama-la. "(...) Trazendo lágrimas para os olhos que não dormem, Memória que corre o curso do tempo, sangue corre frio além da prisão violeta, por visões violentas, e então discos quebrados tocam enquanto você nos joga fora (...)." Tudo isso permeado por uma melodia desolada, que traz sons de brincadeiras infantis para completar o efeito do que se está sendo cantado.

6- DEAD CAN DANCE- "The Host of Seraphim"
Do disco "The Serpent's Egg", de 1988, essa música não possui letra e é cantada pela vocalista, Lisa Gerrard, num idioma desconhecido. Segundo a própria Lisa, é uma música que expressa toda a dor e agonia que uma alma consegue sentir  até seu limite, e que não existe palavras que possam expressar a dimensão disso. Por este motivo, não tem letra. A música é angustiante do início ao fim, chega beirar o desespero, mas possui também um certo tom reflexivo em meio a toda dor. 

5- THROBBIN GRISTLE- "Hamburguer Lady"
Os veteranos da música industrial lançaram essa música em 1978, no disco "DoA: The Third and Final Report of Throbbin Gristle." A música, bem característica da banda, nos leva através de uma narrativa permeada de barulhos ("até onde é possível discernir barulho de música?" era uma das perguntas levantadas pela banda) e nos conta a história de uma mulher que, um dia, resolveu tomar banho de sol, e no lugar de protetor solar, usou óleo de cozinha no corpo, resultando em queimaduras de terceiro grau. Não é a toa que eles são chamados de verdadeiros pais da música industrial original.

4- SOPOR AETERNUS- "The Goat"
Anna Varney possui um repertório gigantesco de músicas perturbadoras. "The Goat", não aparenta ser uma música em si, mas sim lamentos inteligíveis cheios de desespero e dor, com versos despedaçados de horror e angústia. Você pode conferir essa música no disco "Voyager: The Jugglers of Jusa", de 1997.

3- SWTICHBLADE SYMPHONY- "Waiting Room"
As eternas queridinhas do Darkwave, Tina Root e Susan Wallace, fazem muita falta. O Switchblade Symphony é uma das poucas bandas que costuma agradar todas as vertentes dentro da Subcultura Gótica. Mas elas vão muito além dessa imagem de musicistas talentosas... Na versão deluxe de seu lendário disco, Serpentine Gallery, de 1995, é possível encontrar uma música chamada "Waiting Room" que possui interpretações das mais macabras possíveis. A letra da música começa nos mostrando uma pessoa que não deveria estar num determinado lugar. Conforme avançamos, entendemos que se trata de um estupro seguido de um sequestro. De forma totalmente niilista, a música termina da seguinte forma: "Aguente firme, não há relógios aqui dentro, alguma coisa está errada, ele se sente tão estranho esta noite, não se preocupe, algum dia você vai sair... você vai sair..."

2- SIOUXSIE & THE BANSHEES- "Candyman"
Siouxsie causou muita polêmica em seu início de carreira. De seios nus à suásticas ironicamente pintadas pelo corpo, letras em tom de pouca tolerância e uma presença de palco maravilhosa. Em 1986, com o disco Tinderbox, ela lança a música "Candyman", que conta uma narrativa sobre tráfico de drogas segundo o ponto de vista do traficante. Num dos versos: "Doentio e cativante, seu veneno procura, pelos jovens que não entendem, o perigo em suas mãos (...)."

1- THE BIRTHDAY PARTY- "Deep in the Woods"
A antiga banda de Nick Cave deu o que falar em sua primeira existência, antes de deixar de existir e vir a se tornar a Nick Cave & the Bad Seeds. Mas a coisa realmente fugiu de controle com o lançamento do disco "The Bad Seed", em 1983. A música "Deep in the Woods" nos conta uma história abominável  sobre o assassinato de uma menina sob o ponto de vista do assassino. "A madeira come a mulher e despeja mel em seu corpo na lama, seu vestido flutua no fundo do poço e assume a forma do corpo de uma menininha (...)"
Mais tarde, Nick Cave afirmaria em uma entrevista que essa era a única música que se arrependeu de ter feito em toda sua trajetória.

Sinistro não?
Lembrando que o objetivo do artigo não é ferir a integridade de ninguém, e sim mostrar um lado do universo que permeia a música da Subcultura Gótica. Tratar de tais temas coloca uma luz sob assuntos que há muito vem sendo negligenciados pela música das massas. É uma forma de colocar pra fora demônios interiores e quem sabe, ajudar quem passou por algum tipo de experiência semelhante?!

Alguma música ficou de fora da lista? Envie pra gente! Comente e deixe-nos a sua opinião sobre o assunto! 
Até a próxima lista...


6 comentários:

  1. Nossa João! Parabéns por esse artigo/post/matéria! Muito bom mesmo! ❤

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    1. Obrigado!! Foi meio trabalhoso escrever e comparar com outras músicas, mas espero que tenha gostado!

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  2. muito bom, e quem diria que algumas dessas seria algo macabro, tirando outras tantas que tem uma historia bizarra, creio que da para aumentar a lista.

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    1. Sim, acredito que muito em breve teremos uma parte 2!

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  3. Fenomenal, Jhon! Adorei tanto a postagem quanto a ideia presente de mostrar como a musica gótica pode variar nos temas de choque social/obscuros. Que venha a parte 2!!

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