segunda-feira, 9 de julho de 2018

Entrevista: CINDERGARDEN

Durante os seus quase quarenta anos de existência, a Subcultura Gótica tem se tornado um escape e às vezes até mesmo um refúgio para seus frequentadores. Essa "casa feliz" se mostra um espaço cada vez maior e mais abrangente para diversos artistas colocarem pra fora o que está em suas mentes e coração. 
Com o projeto Cindergarden não seria diferente. Dos EUA, a fundadora do projeto Jayme Valentine nos conta, nesta entrevista inédita e complexa, como é ser uma artista independente no tempo da era digital, além das dificuldades de encontrar uma boa gravadora depois de ter sido recusada por nomes grandes da música, por ter sido rotulada como "dark demais" para ser comerciável. 
Confira agora!

Entrevista por: John von Butler
Tradução por: Lynn Sable Willmont





1- Primeiro,  eu gostaria de dizer que é um grande prazer poder entrevistar você e também obrigado pela oportunidade. Então, nós queremos saber: Como e quando Cindergarden surgiu? 
Eu estive envolvida com a criação de músicas de várias formas desde que eu era criança. Então, foi uma continuação do ofício em um ponto de virada onde eu comecei  a perceber o meu potencial no estúdio como a única força de produção criativa.  Antes disso, meu foco era tocar piano ao vivo como cantora e compositora solo. Meu pai também era baterista e compositor. Eu não fui criada por ele já que ele morreu quando eu era muito jovem, assim como minha mãe, que também era uma artista. A mudança real para Cindergarden aconteceu depois de 2002.  Antes disso, eu cantava  e tocava minhas próprias músicas no piano em shows ao vivo por algum tempo, ocasionalmente elas também eram gravadas e produzidas em estúdio por outras pessoas. Eu já escrevi centenas de músicas, muitas das quais nem foram publicadas ainda. Eu tinha de pouco para nenhum conhecimento de gravação profissional ou produção de áudio, nem imaginei que isso iria se tornar o trabalho da minha vida. Eu também estava em um contrato assinado de gerenciamento de artistas com um homem muito poderoso da indústria da música que mais tarde me contou, uma vez que eu comecei minha própria produção, que meu estilo era “muito dark” para o sucesso mainstream. Isso parecia irônico vindo da mesma gerência de marketing de Marilyn Manson, Black Sabbath, Rob Zombie, Korn e muitos outros artistas masculinos populares de grande sucesso que definitivamente seriam considerados “dark”.  Proprietários de gravadoras e A&R's da Sony, Capitol, Arista e alguns outros, literalmente, vieram ao meu apartamento, sentaram no meu sofá e me observaram performar na minha sala de estar. Eu lembro de ter sido instruída a comprar um vinho caro. Eles esperavam ao menos por uma imitação de Evanescence e admitiram que não tinham ideia de como me vender sem homens tocando guitarra ou fazendo rap perto de mim. Até hoje estou realmente perplexa com isso.  Avançando um pouco e até mesmo os rótulos menores  Gothic / Industrial como Trisol, Metropolis, Cleopatra e outros, me trataram de forma bem estranha. Um exemplo foi quando Trisol especificamente me procurou em 2009 querendo assinar comigo. Eu fiquei emocionada. Depois de me enviar vários e-mails iniciais me cortejando, eles misteriosamente mudaram de ideia. Eu fui desculpada e dita que eles não assinavam mais com artistas e claramente os assisti assinar com muitos outros através dos anos. Cleópatra me disse exatamente a mesma coisa e no entanto, eu vi até amigos muito próximos receberem ofertas de gravações deles. Eu sei que isso pode soar auto indulgente, mas nesse momento eu realmente me pergunto se eu fui colocada em uma lista negra simplesmente como resultado de ter conhecido as pessoas "poderosas" que conheci. Eu era ingênua e inconsciente de conceitos como os illuminati tempos atrás quando eu era vendedora de etiquetas, o que eu agora vejo como uma espécie de máfia da indústria musical, e sobre a qual me disseram em anos recentes para nunca falar sobre. De volta ao nascimento de Cindergarden mais especificamente... Houve uma tempestade se formando dentro de mim depois de lidar com algumas das decepções iniciais da indústria. Então, quando comecei a gravar completamente sozinha, não apenas estava aprimorando uma nova habilidade para expressar mais plenamente minha visão, mas também tive uma grande mudança de atitude. Um tom mais rebelde que deu lugar a uma artista naturalmente mais alinhada com as origens gothic-punk.  Eu tinha trabalhado com alguns produtores diferentes ao longo dos anos e encontrar grandes produtores que acreditavam em mim e tornariam minhas visões musicais verdadeiras tinham sido honestamente um objetivo desde que eu era uma adolescente. Isso nunca saiu do jeito que eu esperava no final. Minha escrita mudou uma vez que encontrei uma nova liberdade criativa durante a gravação, sendo capaz de pressionar para parar e gravar sempre que eu quisesse. Como tudo acabou dessa forma, eu definitivamente parei para fazer minha própria produção estilizada. Eu decidi chamá-lo de Cindergarden, depois de ter um debate com um amigo e, em seguida, fazer um passeio sozinha em um solo de cogumelos na chuva. A chuva parecia como uma brasa, era um sinal. 



2- O álbum de estréia, "Underground Light Machine" de 2006, teve uma excelente recepção na cena eletrônica alternativa, assim como na cena gótica / darkwave. Você foi comparada a grandes artistas nessas cenas, incluindo o Skinny Puppy e  Switchblade Symphony. Como foi o processo de criação deste álbum? 

Então, como eu mencionei, eu tinha sido muito decepcionada pela indústria da música e ainda estava em choque com isso. O conteúdo desse álbum não era necessariamente sobre nada disso. Mas as condições para me expressar da maneira que fiz estavam agora presentes. Comecei a brincar com o vidro quebrado da minha vida, tanto figurativamente quanto literalmente, já que algumas das primeiras músicas que experimentei usando uma estação de trabalho de áudio digital me levaram a gravação de vidros quebrando e distorção de sons. Eu estava me sentindo tão inspirada para mergulhar em minha própria loucura artística que nem percebi que uma repressão na minha música havia se formado, mas eu sabia que estava deixando aquilo ir embora completamente naquele momento. Eu estava me sentindo sem limites e confiei em mim como artista novamente. Eu estava ouvindo muito Skinny Puppy, Penal Colony, Bauhaus, Siouxsie, Ministry, The Cure e muito mais naquela época também. Eu precisava recuar.. havia todo esse outro corpo de trabalho que criei poucos meses depois de ter sido abandonada do meu contrato de gerenciamento de artistas, mas logo antes eu  comecei a explorar a DAW (digital audio workstation\estação de trabalho de áudio digital) para mim mesma. Eu gravei uma faixa analógica de quatro músicas no meu piano, junto com um Juno-160 e uma velha bateria eletrônica. Eu dei o nome para essas canções de Red Wine Sessions na época porque eu escrevi e gravei 17 músicas ao mesmo tempo em um fim de semana com pouco para nenhum sono, enquanto fumava e bebia bastante vinho (uma das músicas é chamada 'Letting Go') . Muito em breve eu estarei lançando este álbum / coleção de músicas para  o público pela primeira vez. Eu fui inspirada a passar os últimos dois anos re-gravando e eletronicamente re-produzindo-os no estúdio (junto com alguns outros álbuns) porque eu acho que são ótimas músicas que também merecem ser polidas do jeito que eu pensava eles seriam. Vai ser chamado de "Revamped". Eu pretendo disponibilizar as antigas versões de quatro faixas também, porque elas têm seu próprio charme que não poderia ser replicado. Pela época em que criei o Underground Light Machine, eu tinha ficado totalmente digital. Eu nem usei meu piano de verdade na gravação, embora ainda tivesse um na época. Eu usei um teclado midi de tamanho e peso grande. Eu estava no estúdio todos os dias por algumas horas por alguns meses e isso simplesmente aconteceu. Foi apenas uma nova coleção de canções vindas do coração porém dessa vez era algo maior do que isso. Por que foi meu primeiro verdadeiro disco a ser lançado. Eu realmente tinha decidido que eu estava farta de esperar que alguém ajudasse minhas visões a se tornarem realidade ... então eu arquivei uma licença de marca comercial para a Looking Glass Records.



3- "Grim Confections" de 2010, tem um certo ar mais enérgico que os álbuns anteriores. Havia algo diferente no processo de criação deste disco comparado aos outros dois?
Na verdade, foi muito mais semelhante ao meu segundo disco, "The Clandestine Experiment", em termos de processo. Embora o conceito fosse completamente diferente tecnicamente e musicalmente. O que quero dizer é que o primeiro disco "Underground Light Machine" foi minha primeira tentativa de fazer e lançar um álbum profissional por conta própria. Eu acho que eu estava apenas muito animada para isso acontecer. Pelo próximo disco, eu tinha algo em mente, então estava pronta para fazer algo intencionalmente conceitual e épico. Eu queria que fosse meu "magnum opus" (grande trabalho). Para ser junta, na época era! Eu recentemente o ouvi do começo ao fim pela primeira vez em muitos anos. Esse álbum não é brincadeira! Eu queria usar meu tempo no estúdio de forma mais dramática.  Eu não estava interessada em apenas estabelecer idéias independentes, mas realmente desenvolvê-las como um corpo coeso, então eu criei uma narrativa e uma atmosfera detalhada ao longo de algumas semanas / meses enquanto eu começava a estabelecer faixas.  Musicalmente meu foco com o "The Clandestine Experiment" era uma arrojada borda experimental com muitas camadas de operação dark e passagens sinfônicas. A narrativa estava foi feita com várias camadas... pegando muito de histórias de monstros clássicos, especialmente Frankeinstein (embora soe muito no reido do Vampíro\Drácula). Havia sempre um monte de pássaros do lado de fora da janela do meu estúdio e eu amava os sons que eles faziam, então decidi dar a eles um papel de protagonista único. Eu testei muito deles e o "Frankenbird" tornou-se uma espécie de mascote para o álbum que foi incluído na seção de letras do álbum na arte original. Eu tomei uma abordagem semelhante ao "Grim Confections", só que eu tinha um conceito totalmente diferente em mente. Na época deste álbum, eu me tornei mais influenciado por músicas eletrônicas muito técnicas, como breakcore e IDM. Então eu passei muito tempo detalhando minhas batidas. Também foi psicodélico com uma ou duas viradas doces. Foi um processo muito visual para mim. Eu estava desenhando e pintando muitas das minhas idéias na época. Eu talvez publique esses depois de alguma forma. Mesmo que eu nunca tenha usado minha própria arte no álbum, eu usei minhas próprias fontes desenhadas a mão e títulos na arte do álbum e no site na época. Era para ser um álbum mais brincalhão, então permiti que minha criança interior se expressasse mais.


4. Diga-nos quais são suas principais influências quando se trata de criar (e continuar) o universo Cindergarden.
Musicalmente, eu estou realmente por todo lugar e sempre estive. Eu fui estimulada por muitos gêneros e muitos artistas durante os anos. Atualmente, gosto mais do silêncio do que nunca e prefiro o que evoca um clima misteriosamente sublime, mas adoro todos os gêneros musicais. No momento estou ouvindo uma música pop  turca obscura do Camboja que um amigo me apresentou, mas também um pouco de black metal e eletrônica. Existe uma alegria viciante no processo artístico. Eu recebo uma faísca criativa, seguida de excitação com o pensamento de ser musicalmente inteligente. Uma vez que penso que estou gostando de algo, é minha missão completa-lo e fazê-lo bem. Isso está entranhado na minha infância. Uma motivação profunda e duradoura para me alinhar com a identidade  de ser um canal criativo. Geralmente, eu gosto de fazer isso. Ultimamente  tem me dado estresse também. É uma coisa emocionante agora na minha vida já que eu tenho tanto para expressar além de outras coisas para fazer. Eu abri uma especie de comporta e fico com ansiedade sobre não ter tempo o suficiente para despejar tudo isso de dentro de mim. Eu percebo que é uma ilusão, mas uma da qual eu fui vítima. Isso está trazendo uma experiência recente para mim de quando tive que lidar com um perseguidor que alegava ser um fã. Ele continuou me cobrando energeticamente, essencialmente exigindo que eu terminasse um trabalho sobre o qual ele estava pessoalmente empolgado e isso aumentava meu estresse crônico. Eu tive que bani-lo dos grupos e páginas do Cindergarden. Tipo, eu não preciso de ninguém me cobrando e me pressionando para terminar meu trabalho, então talvez seja melhor para a arte que eu controle meu próprio processo. Acredite em mim, eu já me cobro o bastante. Ficará pronto quando for possível ser terminado. Eu odeio admitir isso, mas o comportamento dessa pessoa provavelmente teve um efeito adverso. "Desculpe, eu não estou fazendo o álbum especificamente para você!" Eu fiquei querendo dizer ... mas não queria ferir os sentimentos de ninguém, embora sua grosseria tivesse continuado. As pessoas geralmente me escrevem para expressar gratidão e eu ainda não identifiquei a diferença. 


Lunar Phases, de 2012.
5 - "Lunar Phases: The Winter Solstice EP" fez as pessoas finalmente conhecerem o rosto por trás dos vocais às vezes angelicais, às vezes obscuros. O vídeo, além de ter uma produção de excelente qualidade, inspirou uma peça de dança do renomado dançarino Nefru Merit. Além de ser muito popular em um festival de culto a lua na Ucrânia, como foi dar um passo tão grande como este? Houve mais visibilidade do projeto depois que o vídeo foi lançado?

Minha vida pessoal tomou viradas selvagens rapidamente depois deste video ter sido lançado. Um canal de TV Alemã queria transmiti-lo mas infelizmente eu desisti. Tinha muita burocracia envolvida e eu não recebi toda a papelada a tempo. Meu avô estava muito doente e morrendo também e eu estava me distraindo de maneiras que agora parecem absurdas na melhor das hipóteses. Eu passei os próximos anos encontrando uma mistura de pesadelos pessoais traumáticos. 


6- O que você poderia nos dizer sobre o último álbum, "Architectures of the Becoming"?
O álbum é um mapa através de uma viagem muito traumática e espiritual na forma de um disco duplo. Eu estava planejando esse álbum antes de qualquer um dos eventos referenciados acontecer na minha vida. É arrepiante ler meu diário datado de 2011, quando comecei a desenvolver idéias conceituais iniciais (Lunar Phases originalmente pertenceria a ele, mas acabou obtendo seu próprio EP), porque ele pode ser visto como algo levemente profético sobre o que iria ocorrer em minha vida. Eu realmente senti o trauma principal vindo de antemão, então acho que subconscientemente entendi onde isso poderia me levar emocionalmente e as conseqüências de ter que processar isso. De um modo, o álbum foi um milagre para mim. Eu essencialmente morri e voltei durante o seu progresso. Duas vezes.


7- No Brasil, algumas pessoas da cena gótica estão descontentes com a direção que a Wave Gotik Treffen está tomando. Alguns acreditam que o evento perdeu a essência do underground e hoje se assemelha mais a um festival de moda do que a um festival gótico. O que você, sendo um artista independente neste vasto universo underground, pensa sobre isso?
Para ser justa, nunca participei desse evento em particular (e gostaria em algum momento), então só posso falar em termos gerais. A cena gótica, em geral, agora é como o mainstream. Então com isso você terá muitos problemas semelhantes com maquiagens ligeiramente diferentes. Cultura underground é só isso. Underground. Se pode ser facilmente visto e participado pelas massas, não é mais o verdadeiro underground. Então, esperamos que aqueles que buscam isso cavem muito mais fundo. Há muita cultura underground bonita lá fora com coração, alma e coragem. E se alguém não consegue acha-la perto de si, deve cria-la. Dito isso, eu na verdade aprecio pessoas se vestindo para se tornarem o mais impressionante possível. É outra forma de expressão e com a intenção correta pode ser uma forma de honrar a própria divindade. É claro que é triste ver o coração de algo sendo extinto por puro ego narcisista. A intenção é significativa. 



8- Sua música é designada por termos que não são muito conhecidos nem difundidos no Brasil, como CrystalGothPost-Darkwave e Ethereal-Industrial. Você poderia nos dar uma breve explicação de alguns desses termos?
Esses termos foram concebidos como a maneira mais simples de descrever o som do meu mais novo álbum e são bem auto-explicativos. Eu acho que eu mesma inventei. Quando me pedem para descrever minha música, tenho dificuldade em dizer qualquer coisa que já exista, mas quando estou conversando com normas diversas em público, às vezes sou preguiçosa e apenas digo “gótico”, o que nem começa a dar uma impressão apropriada. Eu acho que cunhei o termo "trip-goth" em 2006 pelo mesmo motivo.



9- "Rainbow's End" é a minha canção favorita de todas. Sobre o que essa música fala em contexto geral?
Boa escolha, obrigada. Ela envolve todo o conceito do álbum (que, esperamos, será apresentado como uma ópera rock inteira algum dia). O tema do álbum em geral é que “nada é o que parece”. Foi inspirado por muitas coisas, incluindo as pinturas de Mark Ryden, e eu me esforcei para criar uma nostalgia distorcida pela qual ele é bem conhecido. A narrativa nos leva através de um país das maravilhas colorido, mas distorcido. As distorções são reveladas em cada música. No final do arco-íris é a desilusão final. A música é simplesmente sobre o momento da descoberta ou mesmo estar no limite da descoberta. É também um momento de ironia. É doloroso, não importa ao que se refere em particular. A morte de entes queridos ou até mesmo de onde vêm os hambúrgueres. Quando somos pequenos, muitas vezes somos poupados dos detalhes sangrentos da vida, apenas para descobri-los algum tempo depois ... às vezes mais cedo. Independentemente disso, em retrospectiva, nossa nostalgia tem uma sensação distorcida. Não foi o que pensamos que foi, mas é disso que nos lembramos. E nós ainda estamos falando sobre arco-íris. Nós ainda estamos nos segurando em algo ilusório e doce. Eu acho que é um elemento importante do álbum e a coisa que eu mais gosto nessa música, isso transmite particularmente uma inocência ao mesmo tempo em que reconhece sua oposição direta…. a desgraça dos juízos nos encarando bem na cara.



10- Conte-nos um pouco mais sobre o seu trabalho como atriz;

Eu amo essa experiência, especialmente quando assisto ao filme e vejo como tudo se juntou. Foi meio que um processo brutal para mim enquanto estava acontecendo para ser honesta. Meu PTSD (Post Traumatic Stress Disorder/Transtorno de Estresse Pós-Traumático) foi acionado em muitos níveis, mas nessa nota era realmente apropriado para o personagem que eu estava fazendo. Eu tive que ter um elenco completo feito da minha cabeça e não tinha ideia do que isso implicaria até que fosse tarde demais. Eu costumava trabalhar em um armazém público de fabricação de arte e fazíamos moldes e fundidos diariamente, mas nunca em pessoas reais. Nós sempre fizemos metade de uma cabeça de espuma na hora, então eu presumi erroneamente que seria um processo similar ou mais suave. Foi toda a minha cabeça de uma vez e senti como se tivesse sendo mumificada e enterrada viva. Eu percebi que posso ficar claustrofóbica neste cenário. Isso foi antes mesmo de começarmos a filmar, é claro, e somente a ponta do iceberg. Eu tinha passado por tantos anos antes de filmar este filme que é muito legal eles me pedirem para fazer parte disso e eu sou muito grata. Eu fiz muita atuação enquanto crescia, (comunidade e faculdade de teatro) quando criança. Eu tinha muito foco para alguém tão jovem e era decente em expressar certas emoções principalmente porque eu já tinha que experimentá-las.



11- Alguma change de Cindergarden vir até o Brasil? Talvez esse ano?  
Sempre existe uma chance. Eu costumo esperar até que alguém me procure para fazer um show. Eu só estou brincando quando digo que a melhor aposta é começar a reservar shows para mim e ver como eu me esforço para me materializar lá. Eu nem deveria dizer isso. Eu preciso um tempo para terminar a pós-produção do álbum "Revamped", também de outro álbum de homenagem ao Leonard Cohen, o "To the End of Love" e de alguns outros. Mas depois disso, quero começar a tocar mais de novo.



12- Quais são as novidades que teremos no futuro?
Há tantas coisas na fila agora para lançamento. Eu quero colocar tudo o que tenho trabalhado por tanto tempo no mundo o mais rápido possível. Eu tenho outras idéias que estão doendo para aparecer também e eu não posso nem chegar até elas sem limpar algum espaço de trabalho primeiro. O álbum de tributo a Cohen pode ser pré-encomendado na página da Looking Glass Records Bandcamp agora, já que estou tentando fazer com que ele seja lançado primeiro e espero que alguns vídeos de música o acompanhem. Muito obrigada pela sua entrevista reflexiva!


Você pode conferir todas as novidades, encomendar produtos e falar com a Jayme através do site da banda: https://cindergarden.com/  












Um comentário:

  1. <3 que amor puro.
    Agora, fiquei perturbado ... (no bom sentido?)
    ... quero produzir uma cartinha pessoal e enviar para ela, espero que eu consiga energizar a Jayme, juntar um pouco de passado e futuro, e repassar para ela aquilo que pelo texto a tornaria capaz de compreender, algo como: " o que aconteceu com suas frustrações, a mecânica de como aconteceram, o resultado delas " ... falar um pouco do trabalho da comunidade aqui. ...adiantar algo deve ser visto pelo leitor não como uma agenda, criando ansiedade no leitor e cobrança no interlocutor, mas como gentileza. ...Por isso todos entenderão quando já está feito, mas só o artista que domina como fazer o quadro em branco, se traduzir na tela terminada que os outros vêem.
    por exemplo: Dá pra falar do que acontecia e o que eu pensava-e-sentia para as 13 páginas do Feitiço dos Sonhos, mas não como foi processado aquilo tudo... dá pra falar agora, depois de pronto. Mas como o Book of the Deads, está em processo, é preciso silêncio da minha parte. xD A abertura dele é o "continua"...mas o lançamento em si, é outra conversa. :3

    ResponderExcluir