terça-feira, 3 de julho de 2018

DecaDance: agito dark no interior de São Paulo

São Paulo, além de ser o polo industrial e a maior metrópole do nosso país, é também o lugar onde mais se encontra variedade de eventos voltados para o público alternativo dark; A cena paulistana é repleta de casas e eventos que abordam a estética dark. Contudo, poucos são os eventos que se aprofundam realmente na Subcultura Gótica, com o intuito de levar algo muito além de uma balada. 
Conversamos com Lucius Williams, um dos criadores do projeto DecaDance, que nos últimos tempos tem agitado o interior do estado com shows e performances extraordinários. 
Conheça agora um pouco mais sobre o projeto DecaDance.

Decadance é um projeto de arte e cultura PostPunk/Goth idealizado por Lucius e Rodrigo de Araújo. A ideia tomou forma quando Rodrigo firmou seu relacionamento afetivo e se mudou para o interior de São Paulo, na cidade de Araras; assim conheceu Lucius, através da mútua paixão por Christian Death e Rozz Williams. Após longos períodos de conversa, os rapazes decidiram criar um evento onde pudessem discotecar todos aqueles sons que discutiam e compartilhavam e alem disso dar um novo rumo a cena de festas góticas no estado de São Paulo, priorizando a bandas nacionais, exposições e apresentações artísticas com o intuito de manter o "Trad Goth" nos eventos como foco principal da discotecagem. DecaDance é um evento especifico do gótico tradicional, sendo assim as discotecagens baseiam-se em PostPunk, Darkwave, Coldwave, Synth e Deathrock. Nossa proposta é manter as raízes e trazer as vertentes tradicionais para a pista de dança, mostrando que a sonoridade tida como gótica não se baseia  redutivamente em elementos industriais, eletrônicos e até mesmo de metal como se tem difundido ultimamente. Lucius e ROD intencionam mostrar que o estilo "Trad. Goth" ainda existe e continua em produção ativa, tanto na cena nacional quanto internacional, cumprindo o papel de manter a originalidade do gótico no circuito de festas do estado de São Paulo. 
Lucius, DJ residente e um dos
idealizadores do projeto.

Levando em consideração a "originalidade do gótico" o evento tem um cuidado especial com a poética, desde as artes de divulgação até as exposições e apresentações são baseadas na essência artística do Goth. Também levamos a missão de descentralizar a cena de eventos, onde sempre acontece com os mesmos DJs nos mesmos lugares trazendo a tendência da repetição. Visando dar oportunidades a novas bandas,DJs e artistas mostrarem seu trabalho dentro da subcultura gótica o evento promove assim uma união entre público, artistas e produtores. A Decadance não é um evento que tem finalidade lucrativa, entretanto não é um evento gratuito pois existe um certo custo para que tudo aconteça, todos os artistas e DJs se apresentam com uma intenção cultural de acrescentar sua mensagem e atitude na subcultura gótica, divulgando seu trabalho artístico na cena, sendo assim o caráter artístico-cultural é o elemento motivador do evento tendo o apoio significativo e contínuo do público e de todos os artistas participantes em cada edição, ressaltando que o evento é decerto fomentado por um núcleo coletivo.
A casa de eventos do Sinistro Motoclube tem sediado o evento Decadance oferecendo conforto e comodidade para o público além de um preço justo nas bebidas com drinks de qualidade e uma localização propícia para o público intermunicipal situando-se à 400 metros da rodoviária municipal; alem disso, o evento oferece excursões para o público saindo de São Paulo e Campinas com ótimos preços para reunir o público gótico e simpatizante da cena paulista da capital e região do interior.


Confira à seguir, a programação da próxima edição da DecaDance, que deve ocorrer no dia 29 de Setembro.

Para animar a festa, teremos os DJs residentes da festa Lucius e ROD, além dos convidados Lunar, Kei, a gaúcha responsável pelas melhores festas góticas de Porto Alegre, Alice Niederauer (Gotik Treffen, Nocturne), e o já experiente Zauber, sempre à frente do Via Underground.

A Poetisa Dissecada também estará
tocando na festa.
Esta edição contará com shows das bandas 1983 (Minimal Wave/ Post-Punk, SP), Ballet Clandestino (Punk/ Post-Punk, SP), Dead Roses Garden (Deathrock, SP) e com o show dos amigos aqui do zine, a Poetisa Dissecada (Deathrock, MG). 

Haverá ainda uma exposição de artes visuais e cênicas com a Delacroix (esculturas e acessórios), Lunar Camel Art (Realismo Obscuro), Galesco (pintura decadentista) e Lucius (expressionismo cubista). Lucius ficará ainda responsável pela apresentação de Butoh Senses, ao passo em que Scarlate Lioness se responsabilizará por pirofagia e dança tribal. 

Além disso tudo, terá banca e feira, com distribuição dos zines Última Quimera e The Gothic Society, banca de patches da Ratuêra, banca de camisetas (Sistermoon), banca de pinturas e ilustrações da amiga Carmina Usher, prints e colagens de Exquis, além de CDs e mídia pela cDissonância Magnética

Não deixe de prestigiar esse evento que está repleto de atrações, com todos os ingredientes para ser a melhor noite goth do ano! Para maiores informações sobre o evento, tais como transporte, endereço, etc, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Será um evento lindo! Muitas noites em uma só! Parabéns pelo conteúdo, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Eu espero poder prestigiar essa noite, que tem tudo para ser a melhor festa da cena do ano.

      Excluir